top of page

Time em campo: Do futebol a gestão da fazenda.

Atualizado: 7 de jun.

Você já parou para pensar que o seu papel como gestor dentro seu trabalho não é diferente do papel de um técnico de futebol? O líder tem a responsabilidade de preparar sua equipe para enfrentar os desafios diários com um objetivo claro de atender as necessidades do cliente, assim como um técnico organiza seu time para enfrentar os adversários e ganhar cada jogo com o objetivo de ganhar o campeonato. Mas as semelhanças não param por ai:

 

1.      Estratégia e Preparação

 

Nenhum time profissional entra em campo sem alinhar as estratégias do jogo e sem conhecer claramente “o jogo” dos adversários. Antes de "entrar em campo", o líder deve realizar uma "reunião de vestiário" com a equipe. Essa reunião diária é o momento de definir estratégias, discutir o papel de cada membro e preparar a equipe para os desafios do dia. Por exemplo, em uma fazenda, a equipe pode precisar ajustar suas ações de acordo com o clima, com as anomalias que aconteceram ou com a disponibilidade de equipamentos.

 

2.      Ajustes Durante o Jogo

 

Durante o jogo, ou no dia a dia da equipe, as coisas mudam, o adversário muda a jogada e podem surgir imprevistos. O líder deve estar pronto para “pedir tempo”, parar o jogo, fazer ajustes na estratégia e alinhar com a equipe. Isso requer flexibilidade e a capacidade de tomar decisões rápidas para manter a equipe no caminho certo. Se uma abordagem não está funcionando, não tenha medo de parar o processo e realinhar. É muito melhor um processo parado do que um processo que está entregando defeito como um plantio sendo realizado com uma maquina desregulada ou em condições desfavoráveis.

 

3.      Desenvolvimento do time e do capitão

 

Nenhum time entre em jogo sem treinar, o papel do técnico é observar cada jogador e capacitá-lo para que ele dê o seu melhor dentro das suas funções. Além disso, é importante desenvolver líderes dentro da própria equipe, como os "capitães" em um time de futebol, ajudam a manter a equipe alinhada e focada, observando o jogo de dentro, eles devem conhecer o processo, operar todos os dias junto com a equipe, garantindo que a estratégia seja executada efetivamente.

 

4.      Mentalidade de Melhoria Contínua

 

O líder deve cultivar uma mentalidade de melhoria contínua, incentivando a equipe a buscar constantemente maneiras de otimizar processos e melhorar o desempenho. Gritos de guerra e motivação não são suficientes para ganhar o jogo, mas uma estratégia bem definida e a busca contínua por melhorias, sim!

 

Ideia chave:

“Quer ter um time vencedor? Esteja no campo junto com eles!”


Comments


bottom of page