“Para ter resultados ideais é preciso comportamentos ideais”
Shigeo Shingo
Todo gestor de negócio, seja agrícola ou não, se dedica dia a dia para ter resultados cada vez melhores, seja esse resultado financeiro, melhoria da qualidade do produto, aumento de eficiência e produtividade ou até tudo junto. Grande parte desse esforço geralmente está ligado a melhoria dos meios e métodos de produção, buscando novas tecnologias, sementes e produtos diferentes que prometem melhores resultados, novas maneiras de plantar e conduzir a cultura. Muitas vezes esses parecem ser os únicos caminhos para a melhora dos resultados, mas está longe de ser.
Ao passo que os produtores vêm avançando intensamente em todos esses pontos, a principal pedra no sapato continua a mesma, as pessoas. Diariamente vemos produtores frustrados com a mão de obra, uma preocupação legitima e importante, já que não basta ter meios ideais, é preciso ter pessoas com COMPORTAMENTOS ideais. A pergunta chave é: como fazer com que os comportamentos das pessoas acompanhem as demais evoluções na fazenda?
Bem, não há uma fórmula mágica para isso, mas há caminhos muito bem trabalhados com métodos e ferramentas práticas já testada por milhares de empresas e fazendas no mundo todo, que levam a ter pessoas com comportamentos ideais. Uma das empresas pioneiras nesse assunto é a montadora de carros, Toyota. Isso mesmo, a Toyota revolucionou a manufatura de carros no século XX se tornando a maior montadora do mundo, mesmo sem toda a tecnologia e capacidade produtiva que tinham os concorrentes na época. Isso só foi possível porque os gestores da Toyota passaram a dedicar o seu tempo capacitando os operadores a terem olhar crítico, melhorarem todos os dias, focando na perfeição do trabalho que estavam executando. Para que isso fosse possível, além de muito suor e dedicação dos gestores em estar junto das pessoas, vendo as dificuldades e capacitando cada uma delas, foi necessário a disciplina de praticar diariamente 5 princípios gerenciais:
Identifique o que é valor para os interessados — escute os seus clientes, entenda por que ele compra de você e quais são as barreiras que ele quer enfrentar com o seu produto. Entenda também que o seu negócio tem outros interessados, você mesmo, sua família, os empregados e a própria comunidade ao seu redor;
Tenha uma visão sistêmica — depois de saber o que os clientes valorizam, mapeie como o produto é produzido, do planejamento da safra até a colheita e o dinheiro no seu bolso;
Crie fluxo no trabalho de maneira puxada — com o mapa em mente procure e elimine todo tipo de pedra no caminho que encontrar. Entenda que tudo que não contribuí para gerar valor ao cliente é um desperdício e produza exatamente o que os clientes querem, na quantidade que querem, quando eles querem.
Procure a perfeição, melhorando diariamente com método — Desenvolva uma cultura de melhoria contínua em que todos contribuem todos os dias com pequenas melhorias para fazer melhor, mais rápido, mais fácil e mais barato. O objetivo é alcançar o fluxo perfeito: zero desperdício;
Esteja junto, respeitando, capacitando e liderando com humildade — Para capacitar e melhorar é preciso estar no local onde as coisas acontecem, não no escritório. Por isso, o gestor deve ter como principal atividade a capacitação das pessoas. Qual foi a última vez que você simplesmente parou para observar o fluxo das atividades na sua fazenda e as dificuldades que as pessoas enfrentam para executa-las?
É perfeitamente possível praticar esses princípios diariamente com a ajuda de métodos e ferramentas adequadas, que servem como um “gabarito” para que todos tenham comportamentos ideais.
Quer que todos se comportem dessa maneira na fazenda? Comece por você.
Quer receber mais conteúdos como esse?
Entre para o nosso canal do WhatsApp. Esse é um grupo fechado e privado em que somente os administradores podem enviar mensagens, então não se preocupe, ele não vai encher a sua caixa de entrada. Enviaremos apenas informações dos relevantes e comunicados importantes da nossa escola.
Referências:
Sistema MDA de Gestão — Paulo Machado, Clínica do Leite.
The Lean Farm — Ben Hartman
Shingo Institute
コメント