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Gestão das operações agrícolas: Fazendo o certo na hora certa.


“Para ter resultados ideais é preciso comportamentos ideais”

Shigeo Shingo



Ao passo que os produtores vêm melhorando intensamente os meios e métodos de produção, buscando novas tecnologias que prometem melhores resultados, a principal pedra no sapato continua a mesma, as pessoas. Diariamente vemos produtores frustrados com a mão de obra, uma preocupação legitima e importante, já que não basta ter meios ideais, é preciso ter pessoas com COMPORTAMENTOS ideais. A pergunta chave é: como fazer com que os comportamentos das pessoas acompanhem as demais evoluções na fazenda?

Bem, não há uma fórmula mágica para isso, mas há caminhos muito bem trabalhados com métodos e ferramentas práticas já testada por milhares de empresas e fazendas. Uma das empresas pioneiras nesse assunto é a montadora de carros, Toyota, que revolucionou a manufatura de carros no século XX se tornando a maior montadora do mundo, mesmo sem toda a tecnologia e capacidade produtiva que tinham os concorrentes na época. Isso só foi possível porque os gestores da empresa passaram a dedicar o seu tempo capacitando os operadores a terem olhar crítico, melhorarem todos os dias, focando na perfeição do trabalho que estavam executando. Isso, praticando diariamente 5 princípios gerenciais:

1. Foque no que é valor para os clientes — escute os seus clientes internos e externos, entenda por que ele compra de você e quais são as barreiras que ele precisa enfrentar;

2. Tenha uma visão sistêmica — Mapeie como o produto é produzido, do planejamento da safra até a colheita e o dinheiro no seu bolso;

3. Crie fluxo no trabalho de maneira puxada —Elimine todo tipo de pedra no caminho que encontrar. Entenda que tudo que não contribuí para gerar valor ao cliente é um desperdício e produza exatamente o que os clientes querem, na quantidade que querem, quando eles querem;

4. Procure a perfeição, melhorando diariamente — Desenvolva uma cultura de melhoria contínua em que todos contribuem todos os dias com pequenas melhorias;

5. Esteja junto, respeitando, capacitando e liderando com humildade — Para capacitar e melhorar é preciso estar no local onde as coisas acontecem, não no escritório. Por isso, o gestor deve ter como principal atividade a capacitação das pessoas no local de trabalho enxergando as dificuldades que as pessoas enfrentam para executá-lo.


É perfeitamente possível praticar esses princípios diariamente com a ajuda de métodos e ferramentas adequadas, que servem como um “gabarito” para que todos tenham comportamentos ideais.


Para ficar na cabeça: Quer que todos se comportem de maneira ideal na fazenda? Comece por você.

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