top of page

Da Operação à Liderança: Transformando Habilidades Operacionais em Gestão, Organização e Formação de Equipes

Dar suporte, capacitar, ensinar, ouvir, entender as dificuldades e aproveitar cada oportunidade para fazer das pessoas a melhor versão que elas podem ser. Esse deveria ser o grande papel da liderança dentro das fazendas, demonstrando e promovendo o desenvolvimento de um ambiente propício para a cultura de melhoria contínua onde as operações acontecem de maneira precisa para se obter resultados cada vez melhores.

Para colocar tudo isso em prática é preciso desenvolver na liderança da fazenda habilidades que muitas vezes elas não possuem. Especialmente quando essa liderança foi promovida da operação para um cargo de supervisão. Ela poderia ser o melhor operador, mas agora a nova função vai exigir dela habilidades não operacionais que ela talvez nunca tenha desenvolvido.

Estas competências podem ser categorizadas em três áreas principais: Competências Humanas, Competências de Liderança e Competências Gerenciais.

 

1.      Competências Humanas:

a) Comunicação: É crucial para dar clareza, alinhar e informar a equipe do que é preciso ser feito.

b) Relacionamento: Fundamental para construir confiança, delegar responsabilidades, e gerenciar conflitos.

c) Atitude e Bem-estar: Uma atitude positiva e cuidado com o bem-estar da equipe e próprios são essenciais para enfrentar desafios diários.


Competências de Liderança:

a) Capacitação: Desenvolver a equipe é chave para o sucesso, usando técnicas de capacitação e acompanhamento rotineiro do trabalho para garantir compreensão e a padronização.

b) Organização do Trabalho: Gerenciar eficientemente o tempo, priorizar tarefas e administrar projetos.

c) Legislação e Regras: Conhecer e aplicar a legislação trabalhista e as regras do negócio é crucial.


Competências Gerenciais:

a) Foco no Cliente: Entender as necessidades dos clientes, internos e externos para dar clareza a equipe e atender as suas necessidades.

b) Visão Sistêmica: Compreender como cada parte da fazenda se inter-relaciona e afeta o todo.

c) Processos e Melhoria: Focar na eficiência operacional e na melhoria contínua para aumentar a produtividade e inovar com métodos, ferramentas e rotinas gerenciais claras.

 

Desenvolver essas competências permite aos líderes gerenciar operações diárias eficientemente, inspirar equipes e promover um ambiente de trabalho produtivo e inovador.

 

Ideia Chave:

“Quer ter melhores resultados, capacite a liderança do seu negócio.”




 

Comments


bottom of page